Urgente. Por volta das 02:00 da madrugada de hoje, hackers invadiram o site do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.
Ao que parece, os invasores utilizaram um ransomware, conhecido como um tipo de ataque que acessa dados de um determinado sistema e bloqueia tudo até que um valor seja pago aos sequestradores virtuais.
O que isso significa? Ora… O Ministério da Saúde detém todos os dados da vacinação do país, com exceção de São Paulo que possui um portal próprio. Sem acesso ao seu banco de informações, é impossível ter controle sobre quem se vacinou contra a COVID-19, por exemplo.
Na prática: Já na madrugada, o Conect Sus, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 ficou fora do ar e não está funcionando. A situação é realmente catastrófica e você vai continuar ouvindo falar sobre o ataque ao longo o dia…
Foram relatadas falhas nos aplicativos de celular de boa parte dos internautas até o momento, com exceção dos usuários de SP, que não possuem dependência tecnológica com a esfera federal.
Zoom out: Esse é o mesmo tipo de ataque que a Renner sofreu em agosto e, somente em 2020, estima-se que houve um crescimento de 72% no número de Ransomwares.
Deixar um comentário